Atrativos Naturais

“TERRA DAS CACHOEIRAS GIGANTES”



  • MONUMENTO NATURAL SALTO SÃO JOÃO

O Monumento Natural Salto São João foi criado através do Decreto 9.108 de 23 de Dezembro de 2010. O Monumento Natural é uma Unidade de Conservação de proteção integral que tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.  É administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em parceria com a Prefeitura Municipal de Prudentópolis. Está localizado numa área natural de grande beleza, onde é possível vislumbrar o Cânion do Rio São João.
A Unidade de Conservação compreende uma área de 33,88 hectares, em meio a um remanescente de Mata de Araucárias, e abriga o Salto São João, uma imponente queda d’água de 85 metros de altura.


Localização: Linha Antonio Olinto, Zona Rural



Distância: 22 km sendo 7 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho (em processo de obras)



Equipamentos e serviços: centro de visitantes com recepção, anfiteatro, banheiros, espaço de venda de produtos alimentícios e peças de artesanato local, além das trilhas que levam aos mirantes 1 e 2, de onde é possível contemplar o salto que dá nome ao parque.


Visitação: Permitida visitação aos mirantes  1 (que possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida) e  mirante 2, através de uma trilha de 1141 metros.


A visitação de grupos deverá ser agendada previamente através do e-mail: infotur@prudentopolis.com.br assunto: Agendamento visita de grupo ao Monumento, contendo data, horário e número de visitantes, ou pelo telefone (42) 3908-1105. 

Após o recebimento do pedido, será confirmado o agendamento e enviado o formulário de cadastro de visitantes, que deverá ser entregue impresso no dia da visita. 

Prazo para agendamento: 
Grupos de até 15 pessoas: 2 (dois) dias úteis anterior a visita 
Grupos maiores: 5 (cinco) dias úteis anterior a visita

Horário de atendimento: 
Quarta a segunda-feira: das 09h às 16h
Terça-feira: fechado para manutenção
Quarta-feira: agendamento para escolas e universidades










  • SALTO SÃO FRANCISCO
Considerado o salto mais alto da região Sul do país, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. O Salto São Francisco impressiona a todos não apenas pela altura e o volume de água, mas toda a composição da paisagem apresentando grandes paredões que formam o cânion ao longo do leito do rio, bem como a floresta nativa preservada e a vista da Serra da Esperança. O Salto São Francisco está localizado em uma tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

Distância: 50 km sendo 14 km pavimentação asfáltica e 36 km por estrada com cascalho e terra.

Acesso: Pode ser acessado pelos 3 municípios limítrofes (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo). A estrada de acesso via Prudentópolis possui um trecho crítico (Serra da Esperança) com aproximadamente 15 km, não recomendado para veículos baixos.

Localização: Zona Rural, São Francisco. Localizado na tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

Equipamentos e Serviços: No local foi criado o “Parque Municipal São Francisco da Esperança” administrado pelo município de Guarapuava. No Parque há estacionamento, segurança, lanchonete, banheiros, trilhas delimitadas, mirantes e playground.

Visitação: Permitida, sem cobrança de taxa.



  • SALTO SÃO SEBASTIÃO E SALTO MLOT
O Saltos São Sebastião e Salto Mlot são localizados um em frente ao outro, formando uma paisagem de beleza ímpar.
O Salto São Sebastião possui 126 metros, com pouco volume de água, é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning. Na cabeceira do salto, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot, com 110 metros de altura e pouco volume de água. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio. O acesso à base é também é possível, porém, mais difícil e perigoso. Por trilha, com cerca de 300 m, ainda é possível acessar uma gruta natural e diversas cachoeiras menores.

Localização: Zona Rural, São Sebastião.

Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho.

Equipamentos e Serviços: Em estruturação pelos proprietários.

Visitação: É permitida a visitação mediante pagamento de taxa.

Contato: (42) 99930-2175




  • SALTO SETE
Uma das mais recentes cachoeiras descobertas e exploradas turisticamente em Prudentópolis, localizada no Cânion do Rio dos Patos e formada por um pequeno rio afluente. Com uma queda de pouco volume de água e o acesso à sua cabeceira é feito por uma trilha de aproximadamente 500 metros. A pousada está localizada em uma área particular de 400.000 m² de mata bem preservada, em torno do Salto Sete e bem no início da Rota das Cachoeiras de Prudentópolis, que leva até várias das mais impressionantes cachoeiras da região.

Localização: Zona Rural, Nova Galícia

Distância: 16 km sendo 4 km pavimentação asfáltica e 12 km por estrada com cascalho

Site: www.saltosete.com.br

Contato: (42) 99840-7777





  • CANION DO RIO BARRA BONITA
Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais mais visitados atualmente devido às suas características peculiares de natureza geológica.

Localização: Zona Rural, Linha Paraná.

Distância: 25 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 11 km por estrada com cascalho.

Equipamentos e Serviços: Na Cachoeira Perehouski: trilhas, camping, pousada, refeições e conveniências (acesse: recantoperehouski.blogspot.com).
Na RPPN Ninho do Corvo: hospedagem para pequenos grupos, camping, trilhas, rapelesa (rapel com tirolesa), corvolesa (tirolesa no Cânion), tirolesa (150m), o empreendimento oferece diversos outros produtos mediante agendamento (acesse: www.ninhodocorvo.com.br).

Visitação: O Cânion pode ser visitado através de dois empreendimentos turísticos, sendo um acesso pelo Recando Perehouski e o outro através da RPPN Ninho do Corpo (mediante agendamento).



  • CACHOEIRA PEREHOUSKI

Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais com características peculiares de natureza geológica. O local é propício para banho e para caminhadas, contendo várias piscinas naturais e quedas d’água de pequeno porte. A propriedade serve almoço típico mediante agendamento.



Localização: Zona Rural, Linha Paraná.



Distância: 25 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 11 km por estrada com cascalho.



Equipamentos e Serviços: trilhas, camping, pousada, refeições e conveniências.


Visitação: Permitida mediante pagamento de taxa.

Contato: (42) 98828-6393









  • RPPN NINHO DO CORVO



 A Reserva Particular do Patrimônio Natural Ninho do Corvo possui uma área de 10,55 hectares de preservação permanente. Existem 8 quedas d’água dentro da área sendo que algumas estão abertas a visitação pública e outras somente com visitas agendadas e guiadas.



Como atrações, além das atividades verticais, o local conta com mais de 2.000 metros de trilhas auto-guiadas que levam o visitante a diversos pontos de grande interesse como cachoeiras, mirantes, rios, alem do belo cânion do rio Barra Bonita e seu poço na parte superior onde é possível banhar-se. O local também oferece atividades de aventura como tirolesa, rapelesa e corvolesa.

Localização: Zona Rural, Linha Paraná.

Equipamentos e Serviços: trilhas, atividades de aventura, pousada, refeições.

Contato: (42) 99113-5433

Site: http://www.ninhodocorvo.com/






***Prudentópolis é conhecida como a "Terra das Cachoeiras Gigantes", existem muitas outras cachoeiras no município, localizadas em propriedades particulares e em locais de difícil acesso. Para conhecê-las entre em contato com um guia credenciado. 


Atualizado em: 27/02/2019

6 comentários:

  1. Prudentopólis parece ser um lugar encantador, com sua natureza exuberante e várias cachoeiras, pretendo ir conhecê-la em breve.
    Kátia Overcenko

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Chegando aqui irá conhecer inúmeros atrativos. Recomendamos uma visita ao Centro de Informações Turísticas para ter maiores informações sobre os mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Semana que vem estarei ai desbravando estas belas cachoeiras!

    \o/

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, seja bem vindo a Prudentópolis. Se precisar de mais informações estamos a disposição. Acompanhe a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/turismoprudentopolispr/
    Também leia essa matéria sobre Prudentópolis: https://www.embarquepromundo.com.br/prudentopolis-a-verdadeira-terra-das-cachoeiras-gigantes/
    Qualquer dúvida, estamos a disposição 42-3908-1105 ou 42-3446-3946

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Passei a minha lua de mel na cidade de Prudentópolis e confesso que me encantei pela cidade e pelas cachoeiras (e eu não consegui visitar todas). Povo acolher e maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde!!! Estou querendo visitar essa.linsa cidade em junho. É possível visitar os atrativos de carro comum? Obrigada

    ResponderExcluir

Meus queridos seguidores!!! Fiquem com um resumo do que Prudentópolis tem a oferece a nossos visitantes!!!  Video retirado de:  https://www....