Atrativos Naturais


TERRA DAS CACHOEIRAS GIGANTES”

MONUMENTO NATURAL SALTO SÃO JOÃO

O Salto São João possui 84 metros de altura, situado no Rio São João, é um dos mais procurados para visitação devido à facilidade de acesso e à beleza do seu conjunto paisagístico. Está localizado numa área natural de grande beleza, onde é possível vislumbrar o Cânion do Rio São João.

Localização: Zona Rural, Barra Bonita

Distância: 22 km sendo 7 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho

Equipamentos e serviços: Em processo de estruturação (acesse: ECOPARANÁ - Monumento Natural Salto São João).

Visitação: Permitida visitação ao mirante principal, e ao segundo mirante. 




SALTO SÃO FRANCISCO
Considerado o salto mais alto da região Sul do país, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. O Salto São Francisco impressiona a todos não apenas pela altura e o volume de água, mas toda a composição da paisagem apresentando grandes paredões que formam o cânion ao longo do leito do rio, bem como a floresta nativa preservada e a vista da Serra da Esperança. O Salto São Francisco está localizado em uma tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
Distância: 50 km sendo 14 km pavimentação asfáltica e 36 km por estrada com cascalho e terra.
Acesso: Pode ser acessado pelos 3 municípios limítrofes (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo). A estrada de acesso via Prudentópolis possui um trecho crítico (Serra da Esperança) com aproximadamente 15 km, não recomendado para veículos baixos.
Localização: Zona Rural, São Francisco. Localizado na tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
Equipamentos e Serviços: No local foi criado o “Parque Municipal São Francisco da Esperança” administrado pelo município de Guarapuava. No Parque há estacionamento, segurança, lanchonete, banheiros, trilhas delimitadas, mirantes e playground.
Visitação: Permitida, sem cobrança de taxa.



SALTOS GÊMEOS

Localizados no Rio Barra Grande, numa das escarpas Serra da Esperança, os saltos gêmeos – como são conhecidos por sua similaridade e proximidade – atualmente só é possível a contemplação do mirante natural localizado na estrada (a caminho dos Saltos São Sebastião, Mlot, Canyon do Perehouski e Salto São Francisco) devido ao difícil acesso. Possuem aproximadamente 100 e 110 metros, respectivamente.

Localização: Zona Rural, Barra Grande, Distrito de Jaciaba.

Distância: 30 km sendo 14 km pavimentação asfáltica e 16 km por estrada com cascalho.

Equipamentos e Serviços: Não dispõe.

Visitação: É possível contemplar os Saltos e a Escarpa da estrada.




SALTO SÃO SEBASTIÃO
Salto com 126 metros, com pouco volume de água, é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning (acesse: Regras e Código de Conduta). Na cabeceira do salto, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot, localizado bem a sua frente. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio. O acesso à base é também é possível, porém mais difícil e perigoso. Por trilha, com cerca de 300 m, ainda é possível acessar uma gruta natural e diversas cachoeiras menores.
Localização: Zona Rural, São Sebastião.
Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: Em estruturação pelos proprietários.
Visitação: É permitida a visitação mediante taxa de R$ 10,00.

SALTO MLOT

O Salto possui 110 m, e situa-se em frente ao Salto São Sebastião. Pouco volume de

água e bastante utilizado na prática de rapel e canyoning (acesse: Regras e Código de Conduta).

Localização: Zona Rural, São Sebastião

Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho

Equipamentos e Serviços: Não possui.

Visitação: Pode ser acessado pela trilha do Salto São Sebastião.




POUSADA SALTO SETE

Uma das mais recentes cachoeiras descobertas e exploradas turisticamente em Prudentópolis, localizada no Cânion do Rio dos Patos e formada por um pequeno rio afluente. Com uma queda de pouco volume de água e o acesso à sua cabeceira é feito por uma trilha de aproximadamente 500 metros. A pousada está localizada em uma área particular de 400.000 m² de mata bem preservada, em torno do Salto Sete e bem no início da Rota das Cachoeiras de Prudentópolis, que leva até várias das mais impressionantes cachoeiras da região.

Localização: Zona Rural, Nova Galícia

Distância: 16 km sendo 4 km pavimentação asfáltica e 12 km por estrada com cascalho

Site: www.saltosete.com.br


SALTO BARÃO DO RIO BRANCO
Situado no Rio dos Patos, é um dos saltos mais procurados para visitação. Com 64 metros de altura e significativo volume de águas, é utilizado para a geração de energia elétrica através de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), de propriedade da “Santa Clara Indústria de Cartões”. É possível chegar à base do salto através de uma escadaria com 478 degraus.
Localização: Zona Rural, Manduri
Distância: 14 km, sendo 4 km pela BR 373 e 10 km por estrada com cascalho
Equipamentos e Serviços: Mirante e escadaria
Visitação: Propriedade Particular.



SALTO MANDURI
Conhecido popularmente por Salto Rickli, por estar localizado no Recanto Rickli – área de lazer particular. Possui 32 metros de altura e aproximadamente 100 metros de largura – é o mais extenso dos saltos conhecidos até agoracom pouco volume de água.
Localização: Zona Rural, Manduri, Rodovia BR 373, Km 257
Distância: 12 km, sendo 4 km pavimentação asfáltica (BR 373) e 8 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: O Salto está localizado no “Recanto Rickli” o qual possui estrutura para camping, chalé, piscina com tobogã, mesas e bancos, churrasqueiras, sanitários, lanchonete, playground e quadra esportiva de areia.
Visitação: Permitida, mediante pagamento de taxa.



CANION DO RIO BARRA BONITA
Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais mais visitados atualmente devido às suas características peculiares de natureza geológica.
Localização: Zona Rural, Linha Paraná.
Distância: 25 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 11 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: No Recanto Perehouski: trilhas, camping, pousada, refeições e conveniências (acesse: recantoperehouski.blogspot.com).
Na RPPN Ninho do Corvo: hospedagem para pequenos grupos, camping, trilhas, rapelesa (rapel com tirolesa), corvolesa (tirolesa no Cânion), tirolesa (150m), o empreendimento oferece diversos outros produtos mediante agendamento (acesse: www.ninhodocorvo.com.br).
Visitação: O Cânion pode ser visitado através de dois empreendimentos turísticos, sendo um acesso pelo Recando Perehouski e o outro através da RPPN Ninho do Corpo (mediante agendamento).




4 comentários:

  1. Prudentopólis parece ser um lugar encantador, com sua natureza exuberante e várias cachoeiras, pretendo ir conhecê-la em breve.
    Kátia Overcenko

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Chegando aqui irá conhecer inúmeros atrativos. Recomendamos uma visita ao Centro de Informações Turísticas para ter maiores informações sobre os mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Semana que vem estarei ai desbravando estas belas cachoeiras!

    \o/

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, seja bem vindo a Prudentópolis. Se precisar de mais informações estamos a disposição. Acompanhe a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/turismoprudentopolispr/
    Também leia essa matéria sobre Prudentópolis: https://www.embarquepromundo.com.br/prudentopolis-a-verdadeira-terra-das-cachoeiras-gigantes/
    Qualquer dúvida, estamos a disposição 42-3908-1105 ou 42-3446-3946

    ResponderExcluir