terça-feira, 16 de abril de 2013

ATRATIVOS NATURAIS

PRUDENTÓPOLIS “TERRA DAS CACHOEIRAS GIGANTES”



SALTO SÃO FRANCISCO
Considerado o salto mais alto da região Sul do país, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. O Salto São Francisco impressiona a todos não apenas pela altura e o volume de água, mas toda a composição da paisagem apresentando grandes paredões que formam o cânion ao longo do leito do rio, bem como a floresta nativa preservada e a vista da Serra da Esperança.O Salto São Francisco está localizado em uma tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

Distância: 50 km sendo 14 km pavimentação asfaltica e 36 km por estrada com cascalho e terra.
Acesso: Pode ser acessado pelos 3 municípios limítrofes (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo). A estrada de acesso via Prudentópolis possui um trecho crítico (Serra da Esperança) com aproximadamente 15 km, não recomendado para veículos baixos.
Localização: Zona Rural, São Francisco. Localizado na tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
Equipamentos e Serviços: No local foi criado o “Parque Municipal São Francisco da Esperança” administrado pelo município de Guarapuava. No Parque há estacionamento, segurança, lanchonete, banheiros, trilhas delimitadas, mirantes e playground.
Visitação: Permitida, sem cobrança de taxa.



SALTO BARRA GRANDE E FAZENDA VELHA (SALTOS GÊMEOS)
Localizados no Rio Barra Grande, numa das escarpas Serra da Esperança, os saltos gêmeos – como são conhecidos por sua similaridade e proximidade – atualmente só é possível a contemplação do mirante natural localizado na estrada (a caminho dos Saltos São Sebastião, Mlot, Canyon do Perehouski e Salto São Francisco) devido ao difícil acesso. Possuem aproximadamente 130 e 100 metros, respectivamente.

Localização: Zona Rural, Barra Grande, Distrito de Jaciaba.
Distância: 30 km sendo 14 km pavimentação asfaltica e 16 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: Não dispõe.
Visitação: É possível contemplar os Saltos e a Escarpa da estrada.


Chico Guil
     Foto: Saltos Gêmeos, tirada por Chico Guil
                                                                      

SALTO SÃO SEBASTIÃO
Salto com 120 metros, com pouco volume de água, é o local mais procurado para a prática de rapel e propício à prática de canyoning (acesse: Regras e Código de Conduta). Na cabeceira do salto, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot, localizado bem a sua frente. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio. O acesso à base é também é possível, porém mais difícil e perigoso. Por trilha, com cerca de 300 m, ainda é possível acessar uma gruta natural e diversas cachoeiras menores. 

Localização: Zona Rural, São Sebastião
Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfaltica e 15 km por estrada com cascalho
Equipamentos e Serviços: Em estruturação pelos proprietários
Visitação: É permitida a visitação mediante taxa de R$ 3,00

SALTO MLOT
O Salto possui 120 m, e situa-se de frente ao Salto São Sebastião. Pouco volume de água e bastante utilizado na prática de rapel e canyoning (acesse: Regras e Código de Conduta).

Localização: Zona Rural, São Sebastião
Distância: 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho
Equipamentos e Serviços: Não possui
Visitação: Pode ser acessado pela trilha do Salto São Sebastião


SALTO SETE
Uma das mais recentes cachoeiras descobertas e exploradas turisticamente em Prudentópolis, localizada no Cânion do Rio dos Patos e formada por um pequeno rio afluente. Possui aproximadamente 85 m, pouco volume de água e o acesso à sua cabeceira é feito por uma trilha de aproximadamente 500 metros. O acesso à base é difícil.

Localização: Zona Rural, Nova Galícia
Distância: 16 km sendo 4 km pavimentação asfáltica e 12 km por estrada com cascalho
Equipamentos e Serviços: O proprietário da área possui uma casa para alugar e também desenvolve diversas atividades de aventura como o rapel (acesse: http://www.saltosete.com.br/ , em breve novas estruturas).
Visitação: No momento está fechado para a realização de obras.


SALTO SÃO JOÃO
O Salto São João possui 84 metros de altura, situado no Rio São João, é um dos mais procurados para visitação devido à facilidade de acesso e à beleza do seu conjunto paisagístico. Está localizado numa área natural de grande beleza, onde é possível vislumbrar o Cânion do Rio São João.

Localização: Zona Rural, Barra Bonita
Distância: 22 km sendo 7 km pavimentação asfaltica e 15 km por estrada com cascalho
Equipamentos e serviços: Em processo de estruturação (acesse: ECOPARANÁ - Monumento Natural Salto São João).
Visitação: Permitida no mirante, sem cobrança de taxa, é possível acessar a cabeceira do salto pela Pousada São João mediante taxa.


Fonte: Croqui cedido pela ECOPARANÁ.

SALTO BARÃO DO RIO BRANCO
Situado no Rio dos Patos, é um dos saltos mais procurados para visitação. Com 64 metros de altura e significativo volume de águas, é utilizado para a geração de energia elétrica através de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), de propriedade da “Santa Clara Indústria de Cartões”. É possível chegar à base do salto através de uma escadaria com 478 degraus.

Localização: Zona Rural, Manduri
Distância: 14 km, sendo 4 km pela BR 373 e 10 km por estrada com cascalho
Equipamentos e Serviços: Mirante e escadaria
Visitação: Permitida 


SALTO MANDURI
Conhecido popularmente por Salto Rickli, por estar localizado no Recanto Rickli – área de lazer particular. Possui 32 metros de altura e aproximadamente 100 metros de largura – é o mais extenso dos saltos conhecidos até agora - com pouco volume de água.

Localização: Zona Rural, Manduri, Rodovia BR 373, Km 257
Distância: 12 km, sendo 4 km pavimentação asfaltica (BR 373) e 8 km por estrada com cascalho
Equipamentos e Serviços: O Salto está localizado no “Recanto Rickli” o qual possui estrutura para camping, chalé, piscina com tobogã, mesas e bancos, churrasqueiras, sanitários, lanchonete, playground e quadra esportiva de areia (acesse: www.recantorickli.com.br)
Visitação: Permitida, mediante pagamento de taxa.



CANION DO RIO BARRA BONITA
Localizado no vale do Rio Barra Bonita, em propriedade particular, é um dos atrativos naturais mais visitados atualmente devido às suas características peculiares de natureza geológica.

Localização: Zona Rural, Linha Paraná.
Distância: 25 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 11 km por estrada com cascalho.
Equipamentos e Serviços: No Recanto Perehouski: trilhas, camping, pousada, refeições e conveniências (acesse: recantoperehouski.blogspot.com). Na RPPN Ninho do Corvo: hospedagem para pequenos grupos, camping, trilhas, rapelesa (rapel com tirolesa), corvolesa (tirolesa no Cânion), tirolesa (150m), o empreendimento oferece diversos outros produtos mediante agendamento (acesse: www.ninhodocorvo.com.br). 
Visitação: O Cânion pode ser visitado através de dois empreendimentos turísticos, sendo um acesso pelo Recando Perehouski e o outro através da RPPN Ninho do Corpo (mediante agendamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus queridos seguidores!!! Fiquem com um resumo do que Prudentópolis tem a oferece a nossos visitantes!!!  Video retirado de:  https://www....