quarta-feira, 17 de abril de 2013

PROFISSIONAIS - INFORMATIVOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

PONTO DE ATENDIMENTO DO SEBRAE EM PRUDENTÓPOLIS TRAZ CURSOS E ORIENTAÇÕES

"Espaço, mantido por entidades parceiras, concentra ações para quem tem interesse em abrir uma empresa ou melhorar a gestão de um empreendimento já existente"

Veja o link: Notícia - Ponto de Atendimento do SEBRAE em Prudentópolis

Ponto de Atendimento ao Empreendedor 
Endereço: Avenida São João, nº 2.335.
Horário de Atendimento: 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30. 
Mais informações pelo telefone (42) 3446-4888.

(Fonte: Prefeitura Municipal de Prudentópolis-PR)
_________________________________________________________________________

CADASTRO DAS EMPRESAS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS

Prezados,

o "Centro de Informações Turísticas de Prudentópolis" disponibiliza espaços para a divulgação e promoção dos empreendimentos turísticos do município, ao exemplo deste site (blog) e através de panfletaria disponível no próprio Centro que fica disponível aos turistas, e inclusive informações no fôlder turístico da Prefeitura. No entanto, sabemos que existem muitas iniciativas privadas que ainda não constam em nosso cadastro e muito menos no CADASTUR (Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo) do Ministério do Turismo.

Caso ainda não tenha se cadastrado, convidamos a nos visitar no Centro de Informações.

Atenciosamente,

Equipe da Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis-PR.
_________________________________________________________________________

AVISO IMPORTANTE

PREZADOS EMPRESÁRIOS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E AUTÔNOMOS


Como todos sabemos, ao longo dos anos, o município de Prudentópolis vêm configurando o desenvolvimento da atividade turística, graças a colaboração de todos os agentes turísticos existentes no município. 

A atual administração pública, vêm assumindo o seu papel para que tais processos para a real qualificação do setor turístico como fator importante e consolidador do desenvolvimento sócio econômico de Prudentópolis ocorra. De maneira que tal experiência possua bases sólidas e seja promissora para a sociedade prudentopolitana. 

Para tanto, a necessidade de profissionalizarmos nossos produtos e serviços para melhor atendermos os clientes e garantir a qualidade e segurança destes usuários, nestes termos, solicitamos que busquem a formalização de seus negócios, garantindo o amparo legal para as diferentes operações comercializadas.

A Prefeitura Municipal de Prudentópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo tem a satisfação em te-los como parceiros, e estamos à disposição para ajudar no que for possível. Adiantamos que já estão sendo desenvolvido ações e projetos de incentivo ao empreendedor de turismo, através de leis específicas para os diferentes segmentos cadastrados. Sendo assim, pedimos que nos procurem, será um prazer recebe-lo.

Um forte abraço,

Secretaria Municipal de Turismo
_________________________________________________________________________

DADOS DE DEMANDA TURÍSTICA registrados no CARNAVAL DE 2013


No intuito de estabelecermos bases cada vez mais concretas para maximizar o emprego dos recursos no desenvolvimento da atividade turística do município a Secretaria de Turismo viabilizará de maneira contínua estudos e pesquisas da demanda turística. O objetivo principal dos estudos é o real conhecimento do nosso “cliente” (turista) e de maneira subjetiva ordenar ações e estratégias com os diferentes agentes para melhor atendermos as expectativas do turista e do empreendedor do município, contribuindo à viabilização de investimentos com menor risco e melhor satisfação do visitante.
Esta base de dados será de domínio público, a intenção é integrarmos a contribuição do setor privado, tais como os meios de hospedagem do município, o que favorecerá ainda mais o estudo.
De acordo com os registros no Livro de Visitas do Centro de Informações Turísticas de Prudentópolis no Feriado de Carnaval entre os dias 08 e 16 de Fevereiro de 2013 computou-se a seguinte demanda:
LOCAL DE ORIGEM DO TURISTA
PERCENTUAL REGISTRADO (%)
Outros Estados
05%
São Paulo, Capital
10%
Curitiba, Paraná
55%
Outras cidades no Estado do Paraná
30%
Internacional
0%

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo
_________________________________________________________________________

DADOS DE DEMANDA TURÍSTICA registrados no período entre Dezembro de 2012 e primeira quinzena de Janeiro de 2013.


O Município de Prudentópolis encontra-se num momento importante para o desenvolvimento e consolidação do Setor Turístico como atividade geradora de divisas. Devido a inúmeros fatores e a pré-disposição e colaboração de todos os agentes envolvidos (estes: empresários, governos e demais organizações), verifica-se um novo ambiente, propício para o investimento na atividade. 

É fato que o desenvolvimento deste setor necessita de pessoas visionárias e empreendedoras às quais conseguem vislumbrar o futuro do seu negócio e município em frente de inúmeras dificuldades, citamos uma observação simples: “A cidade somente será turística quando houver investimentos e investidores, e somente teremos investimentos no setor quando os turistas/clientes estiverem dispostos a gastar e consumir os produtos turísticos ofertados”, sendo assim, o desenvolvimento do turismo é como “uma via de duas mãos”, exemplo claro de que a Oferta depende da Demanda e vice-e-versa. É neste ponto que podemos afirmar que o município de Prudentópolis vem superando as expectativas, com ações promovidas pela Administração Pública Municipal e os diversos empreendedores. 



De acordo com os dados registrados no Centro de Informação Turística de Prudentópolis no período do mês de dezembro de 2012 à primeira quinzena de janeiro de 2013 computou-se a seguinte demanda:


LOCAL DE ORIGEM DO TURISTA PERCENTUAL REGISTRADO (%)
Outros Estados: RS, SP, RJ e MS: 42%
Curitiba, Paraná: 27%
Outras cidades no Estado do Paraná: 22%
Internacional: Ucrania, Russia, França, Argentina e México: 09%

Conforme avaliação técnica, a demanda de turistas observada e registrada nos meses de dezembro de 2012 e primeira quinzena de janeiro de 2013 repercutem um fluxo suficiente para o fomento da iniciativa privada e em conseqüência o estimulo necessário para novos investimentos diretos neste setor.
A Prefeitura Municipal ao longo de 4 anos preocupou-se principalmente com a infraestrutura do município, esforços que somados à articulação com os Governos Estadual e Federal continuarão sendo empregados por esta administração por mais uma gestão. No Setor Turístico, projetos específicos ao exemplo da estruturação do “Monumento Natural do Salto São João” darão suporte estratégico aos projetos de incentivo a novos investimentos tanto para a captação de novos investimentos governamentais quanto da viabilização de novos empreendimentos particulares em todo o município. Atento a isto, e diversas outras oportunidades ainda não mencionadas, a demanda turística tende a crescer de maneira gradual, prevendo acrescimo de 100% para a próxima temporada, observada a capacidade dos equipamentos e serviços.



Foto: Salto São João - Equipe Técnica da ECOPARANÁ e IAP


Fonte: Johán Schipper
Gerente da Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis-PR

_________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus queridos seguidores!!! Fiquem com um resumo do que Prudentópolis tem a oferece a nossos visitantes!!!  Video retirado de:  https://www....