quarta-feira, 17 de abril de 2013

ATRATIVOS HISTÓRICOS E CULTURAIS

MUSEU DO MILÊNIO
















Criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano foi inaugurado em 1989, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. O seu acervo é composto por objetos de uso tradicionais, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. No Museu também é possível obter maiores informações e acesso a algumas Igrejas do centro da cidade.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, s/n.
Telefone: +55 (42) 3446-3327
Horário de Atendimento: De Terça a Sexta-feira das 09h às 11h30min. e das 14h às 17h30min. Sábado e Domingo das 9h30min. às 11h30min. e das 15h às 17h.


PRAÇA UCRAINA
Complexo histórico-cultural construído pela comunidade ucraniana entre os anos de 1986 a 1989. O monumento tem uma área construída de 460 m2. O lançamento da pedra fundamental deu-se em 12 de agosto de 1986, início das comemorações do milênio do cristianismo na Ucrânia, 90º aniversário da imigração ucraniana em Prudentópolis e 175º aniversário de nascimento do poeta Taras Chewtchénko, filho da Ucrânia, homenageado na praça com uma estátua de bronze de 3 metros de altura, esculpida na Alemanha.

Endereço: Rua Cândido de Abreu s/n, esquina com a Rua São Josafat.
Visitação: Aberto a visitação pública permanente.


COLÉGIO E SEMINÁRIO SÃO JOSÉ
Imponente arquitetura em estilo eclético. Fundado em 1935 pelos Padres Basilianos, funciona como como estabelecimento de ensino particular de regime interno pertencente a uma instituição religiosa do Rito Católico Oriental Ucraniano. O Colégio possui uma área total de 11.258 m², sendo 5.239 m² de área construída.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1636, Centro
Telefone: +55 (42) 3446-2212
Visitação: Somente mediante autorização da diretoria do Seminário.


TIPOGRAFIA PRUDENTÓPOLIS
Prédio em estilo moderno, construído em 1952 e ampliado em 1980. Abriga parte dos equipamentos utilizados no sistema de tipografia (“letra por letra”) com tipos importados da Europa que serviram para produzir, a partir de 1912, o jornal “Prácia” (“O trabalho”), primeiro em língua ucraniana, com o objetivo de elevar o nível cultural e informar sobre os acontecimentos internacionais, dos brasileiros e ucranianos. Considerado atualmente o jornal mais antigo do país ainda em circulação.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1579, Centro.
Telefone: +55 (42) 3446-1396
Visitação: Somente mediante agendamento.

PORTAL DA CIDADE
Localizado em uma das entradas do município (BR 373), possui uma composição que busca representar elementos presentes na cidade como o pinhão, símbolo do Paraná e a cúpula abobadada, característica das igrejas em estilo bizantino do Rito Católico Oriental Ucraniano, comuns na cidade.

Endereço: Entrada principal da cidade. Rua São Josafat, s/n.
Visitação: Aberto a visitação pública permanente.


CASAS DE MADEIRA
Elementos componentes, sobretudo, da paisagem rural do município, as casas em madeira são construções simples, de pequeno porte destacando-se pelo aspecto bucólico, o colorido variado e por representarem aquela que é considerada a arquitetura mais importante que se fez no Paraná, a arquitetura da madeira, decorrente das imigrações ucraniana, polonesa, italiana e alemã, representam também uma memória do Ciclo da Madeira.

Localização: Principalmente no interior do município, próximo às Linhas Municipais.
Visitação: Mediante autorização dos proprietários. Podem ser observadas durante o percurso para os atrativos naturais.


ARQUITETURA RELIGIOSA
Prudentópolis já recebeu o título popular de “Capital da Oração”. Isto se deve ao fato de 90% de sua população professar a religião católica e principalmente, por existir no município mais de 100 templos. Os católicos de Prudentópolis possuem dois ritos: o Latino e o Oriental Ucraniano, que possuem diferenças marcantes nos paramentos, nas orações litúrgicas, na comunhão e na arquitetura dos templos. Os templos latinos possuem torres esguias, em estilo gótico, enquanto os do Rito Católico Oriental Ucraniano destacam-se pelas cúpulas abobadadas, em estilo bizantino.
A religião, enquanto um fator cultural étnico influencia diretamente no modo de viver da população local e encontra-se refletido no seu dia-a-dia. Prudentópolis conta com duas paróquias, a de São Josafat, com aproximadamente 33 igrejas e a de São João Batista, com aproximadamente 45 igrejas.


IGREJA MATRIZ SÃO JOSAFAT
Em estilo Bizantino é considerada uma das mais belas do país. Construída entre os anos de 1925 a 1928, a Matriz de São Josafat foi esforço dos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil. Possui 38 metros de comprimento, 28 de largura e 30 de altura. A igreja possui 4 abóbadas representando cada uma os braços da cruz e uma central, bem maior, cobrindo a nave da igreja.
A arquitetura interior é dividida nas três clássicas divisões das igrejas cristãs. O vestíbulo ou átrio dos catecúmenos; o lugar onde nas antigas igrejas ficavam os não professores e pagãos; a nave ou corpo principal da igreja onde todos os cristãos se reúnem. O sacrário ou santuário, onde fica o altar mor, as relíquias e a cátedra do oficiante é dividido da nave pelo magnífico Ikonostás uma coleção de ícones sacros executados em Munique e entalhados em madeira.
A arte dos trabalhos de entalhe em madeira, o artesanato das toalhas bordadas nos altares, as relíquias trazidas da Ucrânia podem ser apreciados no interior da igreja. O púlpito é outra arte, todo em madeira representando um barco com sua rede de pesca, peixes em madeira, velas e cordas, uma referência ao apóstolo São Pedro.
Tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural do Paraná, possui em seu campo, um campanário, com seis sinos, uma estátua de Cristo e uma gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Endereço: Rua São Josafat, s/n.
Telefone do Escritório Paroquial: +55 (42) 3446-1140.
Visitação: Diariamente, mediante solicitação do Escritório Paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus queridos seguidores!!! Fiquem com um resumo do que Prudentópolis tem a oferece a nossos visitantes!!!  Video retirado de:  https://www....