quinta-feira, 23 de julho de 2015

A Fenafep (Festa do Feijão preto) 2015

Entre os dias 06 a 09 de agosto, Prudentópolis realiza a sexta edição da Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep), com a expectativa de receber mais de 60 mil visitantes dispostos a provar a maior feijoada do mundo – de acordo com o livro Guinness Book, sendo também uma oportunidade para os turistas conhecerem os encantos que a cidade oferece: cachoeiras gigantes, faxinais, povo acolhedor e uma vasta cultura ucraniana mantida através de gerações.  

Criada em 2010, a Fenafep faz parte das comemorações de aniversário do município - 12 de agosto, e tem como objetivo promover e valorizar a agricultura familiar, a agroindústria, a cultura local, a gastronomia e impulsionar o turismo local. 
O município é responsável pela produção de 40 das 350 mil toneladas de feijão preto produzidas no Brasil e, de acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), isso representa 12% do feijão preto que vai para a mesa dos brasileiros, fazendo de Prudentópolis o maior produtor país. 
A grande atração da Fenafep é sua feijoada, sendo apontada pelo livro dos recordes – o Guinness Book, como a maior feijoada do mundo. O prato é preparado em uma panela de 12 toneladas, o qual é utilizado mais de meia tonelada de feijão, mil litros de água e 800 quilos de ingredientes como o lombinho, a costelinha defumada e a linguiça. A particularidade de seu preparo está na movimentação dos ingredientes dentro da panela, que é realizada com uma pá adaptada a uma escavadeira hidráulica. O preparo da feijoada já se tornou um grande acontecimento na região, atraindo meios de comunicação que pautaram o evento, dando visibilidade nacional à Fenafep. 
Não há um perfil exclusivo de público para esta festividade. Participam do evento desde o produtor rural e sua família, a empresários e autoridades nacionais e internacionais vinculados ao agronegócio, assim como o turista que busca desfrutar os atrativos que a cidade oferece. 

Neste ano, estão confirmados os shows de Pedro Paulo e Alex, Chitãozinho e Xororó, Hugo e Tiago, Karametade e Talagaço. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura: (42) 3908-1077, no Centro de Informações Turísticas: (42) 3908- 1105 ou na Secretaria de Turismo: (42) 3446-3946.
A Fenafep acontece no Centro de Eventos “Terra das Cachoeiras”, localizado na BR-373, km 262. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus queridos seguidores!!! Fiquem com um resumo do que Prudentópolis tem a oferece a nossos visitantes!!!  Video retirado de:  https://www....